segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dica de Manutenção




Mármores e granitos são rochas naturais, basicamente formadas pela composição de cristais de um ou mais minerais.
Em geral os granitos são rochas mais compactas e duras que os mármores, e por sua resistência são mais recomendados para locais de uso intenso.
Tanto o mármore quanto o granito são porosos, alguns em maior grau, outros em menor grau, dependendo de sua composição.
Devido às suas características naturais, todo mármore e granito sofre desgaste com o uso e está sujeito a alterações em sua aparência decorrentes do uso, contato com o meio, agressão sofrida por agentes externos e manutenção.
Tais desgastes e alterações na aparência são inevitáveis, porém uma correta manutenção ajuda a prolongar a beleza natural da pedra. As sugestões que damos abaixo não evitam que a pedra mude sua aparência devido ao tempo e ao uso, mas ajudam a minimizar tais efeitos.
Existem várias linhas de produtos que podem ser usadas no tratamento e manutenção das pedras, porém procuramos escolher produtos baratos e fáceis de serem encontrados, e que devido ao nosso processo produtivo mais se adaptam aos nossos produtos.





Cuidados na Limpeza



Assim que um produto é instalado, podem ficar na pedra respingos da massa utilizada em sua fixação. Se isto ocorrer, estes podem ser facilmente removidos com o uso de uma lã de aço, com muito cuidado para não arranhar a pedra.
Lembramos que a lã de aço só deve ser usada na pedra seca, e após seu uso todos os restos desta devem ser completamente removidos antes de continuar a limpeza. Cuidado ao usar lã de aço ! Seus restos devem ser imediatamente retirados, pois em contato com a água podem oxidar e manchar a pedra.







Na Limpeza

Toda manutenção deve ser feita de acordo com a frequência de uso do produto. Quanto mais usado, mais frequente deve ser a limpeza. Uma sequência simples e básica de limpeza que sugerimos pode ser : limpeza, lavagem e secagem e encerar.
Limpeza: consiste na remoção da sujeira sólida que se encontra sobre o produto, por exemplo a poeira. A poeira fina do dia a dia pode ser removida usando-se um pano macio. Se houverem partículas maiores, recomenda-se usar uma vassoura macia, a fim de evitar que a pedra seja riscada.
Lavagem e secagem: consiste em usar um pano úmido torcido para remover a sujeira que está grudada na pedra. A fórmula básica que recomendamos para nossos produtos é uma solução de água com sabão de côco ou detergente de ph neutro. Molhe o pano nesta solução e torça-o, deixando este úmido porém sem pingar, e limpe toda a superfície da pedra. Enxague usando um pano macio molhado e torcido apenas em água. Em seguida, use um pano macio seco para secar totalmente a pedra.
Encerar: com a pedra seca e limpa, usar um pano macio para encerá-la e depois uma flanela seca para dar o lustro. Uma cera comum e fácil de ser encontrada é a cera líquida incolor, e pode ser usada de forma geral.
Para pisos, existem detergentes com cera líquida para ser misturado na água, os quais podem ser utilizados. Existem também outros tipos de cera, inclusive ceras específicas para mármores e granitos. Caso deseje optar por algum destes produtos, siga as instruções e indicações do fabricante. Em caso de dúvidas, fale conosco clicando aqui.

Recomendações

Não é necessário encerar diariamente os mármores e granitos. Sugerimos dosar de acordo com o uso que é dado ao produto. Para residências, pode-se encerar mensalmente lavatórios, pias e tampos em geral. Pisos podem ser encerados quinzenalmente, sempre lembrando que uma vez encerado o piso fica mais escorregadio, requerendo mais cuidado ao trafegar por ele.
Pela natureza porosa das pedras, mármores e granitos estão sujeitos a manchas.
Jamais use na limpeza de mármores e granitos produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, tais como sapólio, água sanitária, amoníaco, hipocloreto de sódio, soda cáustica, querosene ou ácido.
Eles podem danificar permanentemente a sua pedra.
Sempre que estiver em dúvida, não faça nada sem antes nos consultar. Assim poderemos lhe dar a melhor assistência possível no cuidado com seu mármore ou granito.
(21) 9984-6926

fonte: internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário