segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



INFORMAÇÕES SOBRE MÁRMORES E GRANITOS.
A melhor maneira de se distinguir um mármore de um granito é o simples exame visual das características da superfície das rochas. 

Os mármores possuem geralmente uma coloração mais homogênea com muitos veios e não apresentam a granulação preta (em forma de pontinhos) presente em quase 100% dos granitos.

Mármores e granitos possuem uma vasta variedade de cores e desenhos, dependendo das regiões de origem. Cores desde o branco puro (alguns mármores) até o negro absoluto passando por extensa variedade de tons de cinza, amarelo, vermelho, verde, azul e suas combinações podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.

Quanto as características físico-químicas dos mármores e granitos podemos dizer que os mármores possuem dureza de 3 a 5 na Escala de Friedrich Moas ao passo que os granitos possuem dureza de 6 a 7 na mesma escala.

Quanto ao beneficiamento (corte e acabamento das superfícies) os blocos extraídos das reservas de superfícies (aflorações) ou de profundidade (minas) são cortados fatiados em placas por grandes serras e em diversas espessuras, dependendo do uso a que se destina. 

Após o processo de corte do bloco acontece o acabamento das superfícies que se caracteriza pelos tipos abaixo: 

Polido: A chapa ou ladrilho, após a serragem, é polida pôr meio de abrasivos especiais;

Apicoado: Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito. É realizado através de pequenas 
marteladas no granito, fazendo um acabamento de aspereza variável. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.

Flameado: Acabamento realizado nos granitos, a base de jato de fogo, com acabamento final áspero aveludado. Muito indicado para áreas  externas, fachadas etc.

Levigado: Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento, onde a pedra não apresenta brilho .

Bruto: Material sem acabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário